top of page

OUTROS ASSUNTOS

Público·3 membros

Defeito de campo binasal

Paciente masculino, de 54 anos, sem nenhuma queixa visual. Passou em consulta oftalmológica de rotina com outro colega, onde foi descrito aumento de escavação e solicitados exames para investigação de glaucoma. Nos exames, foi visto um defeito de campo binasal e encaminhado para avaliação neurológica.

O neurologista não observou nenhuma alteração neurológica clínica que justificasse o quadro. Solicitou RM que veio com descrição de alteração inespecífica de sinal no nervo óptico intracanalicular bilateral.

O paciente veio em consulta então comigo.

Não apresentava nenhuma queixa oftalmológica ou neurológica. Antecedente oftalmológico de cirurgia de catarata OD. Antecedente sistêmico de gota (controlada, em uso de halopurinol e indapamida).

Ao exame, tinha AV cc 20/30 e 20/25. Biomicroscopia com LIO topica OD e catarata nuclear 1+ e subcapsular posterior 2+ OE. Pio de 16 mmhg em AO. FO com palidez de nervo discreta superior e escavação aumentada (0,6x0,6 OD e 0,5x0,5 OE), sem outras alterações. Ausência de defeito pupilar aferente, reflexos fotomotor e consensual presentes.

Em anexo estão os exames complementares realizados (CV com defeito nasal inferior; OCT; retinografia). Tenho apenas o laudo e alguns cortes da RM, mas já estou tentando resgatar o CD com imagens completas.

Gostaria de saber a opinião de vcs sobre o caso e se procederiam com alguma investigação adicional.

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

70 visualizações
romarvallory
Dec 07, 2022

Olá Marina

Qual é a paquimetria para sabe se esta PIO deve ser corrigida, Porque o CV OE foi feito sem correção, paciente é míope em OE?

Como Prof Fred comentou o desvio não respeita linha vertical, falando mais a favor de glaucoma mesmo e assim seria interessante a paquimetria e pessoalmente eu faria um teste de Sobrecarga para saber qual o pico desta PIO. Pensando , se for o caso de glaucoma de pressão normal que é mais raro em homem e o defeito de campo seria mais central e assim faria um CV 10-2 para correlacionar com o OCT CGC da macula, Solicitaria MAPA( queda de pressão arterial noturna), Teste Polissonografia Basal para descartar apneia do sono. Se precisar de ajuda para fazer o Teste de Sobrecarga Hídrica e interpretar o resultado só me falar que te ajudo, tenho uma boa experiência com o TSH.

bottom of page