Defeito de campo binasal
Paciente masculino, de 54 anos, sem nenhuma queixa visual. Passou em consulta oftalmológica de rotina com outro colega, onde foi descrito aumento de escavação e solicitados exames para investigação de glaucoma. Nos exames, foi visto um defeito de campo binasal e encaminhado para avaliação neurológica.
O neurologista não observou nenhuma alteração neurológica clínica que justificasse o quadro. Solicitou RM que veio com descrição de alteração inespecífica de sinal no nervo óptico intracanalicular bilateral.
O paciente veio em consulta então comigo.
Não apresentava nenhuma queixa oftalmológica ou neurológica. Antecedente oftalmológico de cirurgia de catarata OD. Antecedente sistêmico de gota (controlada, em uso de halopurinol e indapamida).
Ao exame, tinha AV cc 20/30 e 20/25. Biomicroscopia com LIO topica OD e catarata nuclear 1+ e subcapsular posterior 2+ OE. Pio de 16 mmhg em AO. FO com palidez de nervo discreta superior e escavação aumentada (0,6x0,6 OD e 0,5x0,5 OE), sem outras alterações. Ausência de defeito pupilar aferente, reflexos fotomotor e consensual presentes.
Em anexo estão os exames complementares realizados (CV com defeito nasal inferior; OCT; retinografia). Tenho apenas o laudo e alguns cortes da RM, mas já estou tentando resgatar o CD com imagens completas.
Gostaria de saber a opinião de vcs sobre o caso e se procederiam com alguma investigação adicional.

Olá Marina
Qual é a paquimetria para sabe se esta PIO deve ser corrigida, Porque o CV OE foi feito sem correção, paciente é míope em OE?
Como Prof Fred comentou o desvio não respeita linha vertical, falando mais a favor de glaucoma mesmo e assim seria interessante a paquimetria e pessoalmente eu faria um teste de Sobrecarga para saber qual o pico desta PIO. Pensando , se for o caso de glaucoma de pressão normal que é mais raro em homem e o defeito de campo seria mais central e assim faria um CV 10-2 para correlacionar com o OCT CGC da macula, Solicitaria MAPA( queda de pressão arterial noturna), Teste Polissonografia Basal para descartar apneia do sono. Se precisar de ajuda para fazer o Teste de Sobrecarga Hídrica e interpretar o resultado só me falar que te ajudo, tenho uma boa experiência com o TSH.