Insuficiencia de convergência unilateral ???
Ola Pessoal. Estou intrigada com um paciente que atendi esses dias. Peço desculpas por não ter imagens documentadas, eu ainda não fazia parte desse Fórum.
Ainda não tenho resultado dos exames que solicitei, porém gostaria da opinião de vocês.
Segue o caso:
Pcte homem, atleta, 43 anos, percebeu queixa de baixa visual bilateral, inespecífica, após pedalar bicicleta, referia um "embaçamento" sem conseguir detalhar bem, que persistiu por dias, negava piora com banho quente ou outras atividades físicas, sem dor, sem diplopia, sem ptose. Procurou colega oftalmologista achando que pudesse ser "falta de oculos", colega nao viu alteraçoes e prescreveu óculos. Porém persistiu os sintomas e foi ao PS, solicitaram Rnm de encéfalo que veio sem sinais de neurite, viram apenas focos de alteração do sinal de substâncias brancas, supratentorial, bilateral, notadamente em lobos frontais (não descrevem lesão periventricular ou outras tipicas de EM, e eu nao vi imagens) foi avaliado por neurologista que solicitou liquor, levantaram hipótese de oftalmoplegia internuclear e dça desmielinizante devido uma paralisia de RM (descrito assim no sumário de alta), porém, pcte referia melhora e não quis fazer a punção. Teve alta com tto pra amigdalite -sic.
Retornou dia seguinte ao PS mantendo queixas. Novo neurologista avaliou e não viu indicação de punção, deu alta e orientou procurar psiquiatra e neuroftalmo. Prescreveu ciclobenzaprina 10 mg 12/12 horas, pra ajudar a dormir.
Chegou pra mim 1 mês depois, mto ansioso, mantendo queixa , mas referia certa melhora, mas queixava dificuldade em iniciar a deambulacao (porém isso começou após iniciar a ciclobenzaprina de 12/12h). Queixava tbm zumbidos percebidos pela madrugada ou quando acordado, porém deitado.
Exame neuroftalmologico todo normal, AV 20/20 AO, sem ptose, sem DPAR, ishihara normal, contraste normal, Fo normal. Achei difícil ele ter tido uma neurite com todos esses exames normais tão pouco tempo após e sem corticoterapia.
Única coisa que tinha alterado era RL -1 AO e o que me intrigou >> ele tinha uma insuficiencia de convergência APENAS em OE, e ele nao tinha uma paralisia de RM . Pelo menos não que eu tenha percebido no cover/uncovertest.
Aí intriguei... pq se ele já estava assim no PA, eu não pensaria em oftalmoplegia internuclear como interrogaram inicialmente, pois pra mim está o contrário.. pq ele tem é insuf de convergência.. a via é outra ..
E o que poderia dar insuf de convergencia unilateral ? Será que tinha um microdesvio de RM que não vi a ponto de causar essa insuf de convergencia unilateral ? E se o problema é no III NC , difícil pegar só RM né.. ele negava fatigabilidade ao longo do dia, diplopia ou outras queixas.
Solicitei nova RNM de encéfalo com cortes finos, Rnm de orbita, angio Rnm arterial e venosa de crânio e pescoço e Puncao lombar com BOC e PAB.
Oct, CVC e Retinografia.
Ele ainda não voltou pra mim .
O que vocês pensariam neste caso ? Essa "insuf de convergencia unilateral" teria relação com essa baixa visual relatada ? Ou será que isso foi um achado de alteração já anterior?
Desde já, obrigada pela ajuda.

Ola Raissa
concordo com os colegas ..insuficiencia de convergencia unilateral eh possivel mas nao eh provavel..
Infelizmente prefiro nao aprofundar muito sem a documentacao fotografica..sem fotos do movimento ocular nem imagem de RM..nao eh possivel opinar com seguranca.. aguardamos as imagens
ate breve