top of page

PARALISIA OCULAR

Público·4 membros

Distúrbio do Movimento Ocular a Esclarecer

Compartilho este caso clínico que estou acompanhando atualmente pois gostaria de ouvir sugestões quanto ao diagnóstico que esta em aberto.

Jovem, 13 anos, sexo feminino, com atraso do desenvolvimento mental. Tem antecedente de DM tipo 1; tiroidite de Hashimoto e puberdade precoce.

Ja acompanha na Neuropediatria devido à epilepsia temporal medial diagnosticada ha alguns anos.

A história da doença atual há 7 meses vem com quadro de encefalopatia (perda de atenção e dificuldade para falar). No inicio, foi interpretado como piora da epilepsia. Foi aumentada a terapia anti-convulsivante. Mesmo assim, apresentou piora do quadro de encefalopatia e ha 3 meses vem apresentando quadro ocular descrito como ptose e oftalmoparesia.

Vou colocar dois videos do exame da motilidade ocular.

Antecipo que em alguns momentos aparecem rápidos  movimentos que para mim são a pista do diagnostico (tenho uma suspeita, mas ainda nao confirmada); por isso observem bem os dois videos. Gostaria muito de ouvir a sua opinião.

Obrigado.

76 visualizações
Unknown member
Sep 09, 2018

Muito bem felinividel...sao opsoclonus..que sao movimentos involuntarios que podem ser horizontal, vertical e torcional. Difere do flutter ocular que ocorre principalmente na horizontal e ocasionalmente na vertical. Geralmente, tem alta frequencia e baixa amplitude, mas pode ocorrer em baixa frequencia e grande amplitude tambem.

Etiologia idiopatica ocorre em 50%...mas é importante excluir paraneoplasia.

O caso da paciente foi medicamentoso devido a alta do se da medicacao anticonvulsivante. O quadro de encefalopatia ainda nao foi definido.

bottom of page