top of page

NEUROPATIA ÓPTICA

Público·4 membros

Oclusão de artéria central concomitante a NOIA A não detectada?

Paciente de 63 anos, previamente hígido e sem uso contínuo medicamentoso. Não usuário de drogas ilícitas ou lícitas.

Em junho 2025 teve 1 episódio de amaurose fugaz de OD. Não procurou atendimento nesse momento. No início de julho de 2025, apresentou baixa visual repentina, indolor e persistente do Od.

Foi atendida por outro colega, sendo feito retinografia nesse momento agudo.

• Imagens ruins, pq foi o paciente que tirou as fotos. Fotos de retinografia Phelcom. Mas é nítido o quadro de oclusão de artéria central do OD.

Nesse atendimento inicial por outro colega foram solicitadas avaliação cardiológica, exames de bioquímica sérica e diversos exames de imagem. Foi realizado Duplex de carótidas, ECO, holter, teste ergométrico, ressonância de crânio e órbitas, angioressonância etc.

TUDO normal.

Veio para mim em setembro de 2025, com muito baixa visão (difícil conta-dedos anteface em campo de visão temporal), presença de defeito pupilar aferente relativo em OD e campimetria automatizada com escotoma absoluto difuso. Além disso, o achado que mais me chamou atenção foi o aumento importante da escavação em apenas 2 meses de história (ao se comparar com a retinografia de 03/07/25).

Pressão intraocular e gonioscopia normal em ambos os olhos. Segmento anterior sem anormalidades.

Diante disso, pedi alguns exames e encaminhei para o hematologista para melhor investigação de possíveis fatores pró-trombóticos.

Dos exames que pedi, ficaram os anticoagulante lúpico e anticardiolipina indeterminados. Hemato viu isso e solicitou que fossem repetidos em 3 meses, com diversos outros da área dele.

Ele também fez OCT comigo, tendo toda a CFN e CCG com depressão muito importante. O OE, apesar de escavaçao ampla, sem sinais de neuropatia glaucomatosa.

Ele não tem clínica nenhuma de arterite de células gigantes: não tem claudicação de mandibula, dor a palpaçao da artéria, febre etc. Possui apenas PCR e VHS levemente aumentados.

A seguir exames feitos comigo:

########

Questionamentos:

O que me intriga foi essa escavação do OD tão rápida.

Teria a arterite de células gigantes oculta algum fator causal nisso?

O paciente teria feito também uma NOIA arterítica “assintomática” (afinal visão já muito ruim com a oclusão arterial) nesse intervalo de tempo entre os dois exames?

Valeria a pena lançar mão de biopsia ou US de artéria temporal?

Obs: não foi instituída nesse intervalo corticoide por mim nem pelo outro colega que prestou o atendimento inicial.

10 visualizações
fredcastelomoura
fredcastelomoura
Nov 11, 2025

Ola Andre...concordo com os colegas ...deve investigar noia arteritica...e fazer biopsia ou outro exame complementar como doppler ou pet scan

bottom of page