Paciente encaminhada por Pseudotumor Cerebral que não podia fazer o Exame de Liquor
Paciente com 32 anos, natural de São Paulo, nuligesta, obesa, encaminhada há 2,5 meses pelo neurocirurgião para avaliação de Hipertensão Primária Benigna.
Faz tratamento para Lupus com Corticóide. Refere uso de Marevan -não explicado.
O Neurocirurgião prescreveu Diamox, na dose de 1 comprimido ao dia, para tratamento para a Hipertensão Intracraniana. Negava Cefaléia intensa e vômitos.
Ao exame apresentava edema de papila bilateral, Acuidade Visual de 0,3 e 0,5, ortoforia, ausência de defeitos pupilares aferentes e biomicroscopia norma para ambos os olhos - Pio: 14 e 15 mmHg.
Dizia que as RM cranianas eram normais (não trazia os exames) e que pelo uso do Marevan o Neurocirurgião contraindicava a retirada do Liquor.
Solicitado exame de Campo Visual que mostrou:
OD: defeito arqueado superior, aumento da Mancha Cega, escotoma paracentral e perda periférica nos 4 Quadrantes.
OE: Leve aumento da Mancha Cega com perdas periféricas difusas.
Foram solicitados novos exames, os quais a paciente não fez.
Resolvi no retorno há um mês, com a paciente sem queixando muito, ainda com pequeno edema bilateral de papila, e sem muita colaboração: introduzir o Topiramato, manter o Diamox, com retorno em 2 semanas. Sendo feita nova solicitação dos exames.
A Paciente retorna hoje com mesma visão nos 2 olhos, tossindo muito e referindo uma sinusite. Disse que teve hemorragia menstrual, e que no PS em que foi atendida disseram que a causa teria sido o Topiramato.
No fundo de olho direto apresentou uma atrofia mais temporal - principalmente no OD.
Li hoje um Artigo Brasileiro sobre um caso em que a paciente se recusou a fazer o Exame de Liquor.
Fico aguardando as opiniões e sugestões.

Agradeço pelas respostas.
O IMC é maior que 30 e eu pedi uma Angio RM. Eu aumentei o Diamox, mas com estou de Férias não tenho como procurar os Campos Visuais.
Abraço,
Marco