top of page

OUTROS ASSUNTOS

Público·3 membros

Amiodarona e Nervo Óptico

Uma menina de 3a4m, portadora de Sd Wolff Parkinson White, veio à pedido da cardioped por uso de Amiodarona desde os 2 meses de vida. A mãe referiu que ela não estava se interessando mais pela TV há cerca de um ano e pedindo celular, que ela não pedia antes. Pelo histórico de miopia na família a mãe evitava o celular. Percebeu que isso vinha piorando.

Ultima avaliação oftalmológica em 2019 que estava normal (sic).

Ao exame:

AVSC: fixa e segue objetos, mas não adequado para idade, (não informa na tabela). Logo percebi na retinoscopia uma faixa muito grossa e dilatei.

RxE: +14,00 AO

Exotropia intermitente.

Bio: cornea transparente, cristalino ok.

MR: DO com bordos elevados, mas nítido, não percebi borramento, não tem hemorragias, não esta hiperemiado. Com a luz verde não vi brilho diferente.

Daí veio o meu raciocínio onde gostaria da opinião dos colegas.

Se essa refração fosse desde nascimento essa menina teria um atraso até de desenvolvimento, imagino que seja decorrente do edema no Disco que acaba diminuindo o AXL e alterando a refração.

Segundo esse edema parece crônico, sem sinais inflamatórios.. procurei alguns artigos e vi que pode ser da amiodarona.

Conversei com a cardio para suspender.

Queria a opnião quanto a diagnostico diferencial, deixei passar algo? E o prognostico? Sendo pela amiodarona, após suspender tem recuperação da visão?

Agradeço se puderem me ajudar nessas dúvidas.

71 visualizações
laissousaporto
Apr 13, 2022

Olá! Gostaria de agradecer todos os comentários, enriquecedor poder discutir os casos quando temos dúvidas.

A paciente voltou e eu prescrevi a Refração.

Como Oftalmoped as altas ametropias são frequentes no consultório, acredito que a minha insegurança nesse caso foi o medo de estar deixando passar algo que eu não conhecesse. Pelo fato de ser uma cardiopata em uso de medicação com um fundo de olho atípico.

Acredito agora tratar-se de uma alteração sequela da cardiopatia e das intercorrências cardiovasculares que ela já teve.

Muito obrigada!

bottom of page